Testar para proteger: Aserghc e entidades sindicais participam de nova mediação no TRT

Em nova audiência de mediação realizada nesta quinta-feira (13), no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, ASERGHC, SINDISAÚDE/RS, SERGS, SINDIFARS e SINDITEST/RS, juntamente com a CUT/RS e FEESSERS e na presença de diversos representantes de hospitais, trouxeram o médico infectologista Dr. Ronaldo Hallal, para exposição sobre a COVID-19, seus efeitos e importância de adoção de políticas de proteção dos trabalhadores da saúde, em especial no tocante às testagens de assintomáticos.

Segundo o especialista, esses trabalhadores estão mais expostos que a população em geral, pois transitam em ambientes com maior carga viral e ainda sofrem com os outros fatores sociais de exposição (transporte público, condições de moradia e seguridade, etc). O objetivo da exposição do Dr. Ronaldo Hallal foi fornecer subsídios técnicos para a formação da conviccção dos julgadores, seja para formar uma proposta de acordo para os trabalhadores dos hospitais, seja para auxiliar o Tribunal nas tomadas de decisões.

A mediação prosseguirá no dia 20 de agosto, quando, então, os sindicatos esperam conquistar avanços protetivos para os trabalhadores. Participaram da mediação os advogados do Escritório Paese, Ferreira, Renato Kliemann Paese e Ingrid Birnfeld.