Nota de apoio da Aserghc à Ricardo Sarmanho para o Conselho de Administração

A eleição para representante dos trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição no Conselho de Administração para o biênio 2020-2021 tem sido marcada, assim como no pleito anterior, pela lei elitista 13.303/2016, que impõe a obrigatoriedade do ensino superior completo para concorrer ao cargo. A Aserghc discorda, pois acredita que os mais de 70% dos trabalhadores do GHC com formação técnica ou ensino médio também estão aptos para participar da disputa.

O primeiro turno do processo aconteceu nos dias 2 e 3 de julho, com a participação de 8 candidatos. A associação dos servidores do GHC disponibilizou a impressão de material de propaganda às candidaturas de associadas e associados. Com 2.176 votos válidos, os candidatos Ricardo Sarmanho, com 640 votos, e um trabalhador da classe médica com 445 votos, vão disputar o segundo turno nos dias 16 e 17 de julho.

Neste momento consideramos importante tomar lado na disputa que se coloca entre dois projetos distintos de atuação para representante dos trabalhadores. Entendemos o Conselho de Administração como um espaço de importantes debates e decisões a respeito do GHC, e a única vaga de representante eleita pelos trabalhadores deve estar a serviço dos interesses do conjunto de trabalhadores. É fundamental termos um representante comprometido com a defesa dos nossos direitos, de melhores condições de trabalho e da qualidade e do caráter público do SUS.

Estamos com Ricardo Sarmanho, que está no GHC desde 1993 e atualmente trabalha no Almoxarifado do Hospital Femina. Além de ser associado da ASERGHC, Ricardo sempre esteve presente nas nossas lutas e greves em defesa dos trabalhadores e de melhores condições de trabalho. “Somos Todos Iguais” é uma das principais bandeiras que defendemos e neste momento precisamos de um candidato que esteja junto conosco na luta por isonomia.

Portanto, neste segundo turno a Aserghc declara apoio ao Ricardo Sarmanho, nº 1, e convoca seus associados e o conjunto dos trabalhadores do GHC a votar nele nos dias 16 e 17/07.