Aserghc transmite live sobre precarização do trabalho com o sociólogo Ricardo Antunes no dia 9/11

Na próxima segunda-feira (9/11), os profissionais da saúde poderão conferir a live “A atual conjuntura e a precarização do mundo do trabalho”, pela página do Facebook da Aserghc, das 10h às 12h. A organização do evento de formação é do Grupo de Trabalho do Espaço de Debates e Vivências Políticas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do GHC (Lúcia Silveira, Carine Fernandes, Raíssa Kist, Flora e Elisiane Zorzi), com apoio da Aserghc.

O debate contará com a presença do sociólogo e professor da UNICAMP, Ricardo Antunes.

Sobre o tema:

Vivemos hoje em uma conjuntura de crise econômica e crise sanitária.  A pandemia se instalou em nosso país em um momento em que a classe trabalhadora vivia importante perda de direitos com aumento de desemprego e a precarização dos postos de trabalho.

O desemprego que tomou uma proporção estrutural nos últimos tempos arrastou parte importante da classe trabalhadora para a informalidade. No entanto, não foi menos importante o papel da precarização do trabalho, a partir do momento em que a própria legislação torna viável e amplia as formas de exploração da força de trabalho. A crise sanitária veio a agravar este quadro, e se é verdade que a pandemia significou para todos os países do mundo grande perda na estrutura econômica, também é verdade que é a classe trabalhadora, que está verdadeiramente pagando por esta crise.