Aserghc e DCE UFRGS encerram o Novembro Negro com atividade de conscientização para trabalhadores e usuários do SUS
O coletivo Raça, Gênero e Diversidade da ASERGHC promoveu, junto ao DCE da UFRGS, dois dias de atividades conscientizadoras de combate ao racismo em novembro.
No dia 20, dia nacional da Consciência Negra, os estudantes da Universidade Federal do RS organizaram uma exposição com trabalhos acadêmicos e pesquisas de iniciação científicas desenvolvidas por estudantes negras e negros. Na última sexta-feira, 29, o coletivo Raça, Gênero e Diversidade da ASERGHC dialogou com trabalhadores e usuários do SUS no pátio do Hospital Nossa Senhor da Conceição. Membros do coletivo e do DCE da UFRGS distribuíram cartilhas que conscientizam sobre expressões racistas muito utilizadas no cotidiano, e que assim perpetuam o preconceito e a intolerância racial. O folheto também conta a história do dia da consciência negra. Em breve, a ASERGHC disponibilizará o conteúdo da cartilha online.
Nas duas atividades os estudantes, trabalhadores e usuários do SUS puderam registrar sua presença com fotos impressas instantaneamente, e guardá-las como lembrança do Novembro Negro de 2019. O objetivo da parceria foi dar visibilidade aos trabalhadores e jovens negros e negras que contribuem no SUS e na universidade pública, e promover a conscientização anti-racista e a integração com a sociedade.