Testagem para todos os trabalhadores do GHC já!

A estratégia de combate à pandemia de Covid-19 no GHC ainda é bastante insuficiente para a proteção dos trabalhadores. A ASERGHC recebeu muitos relatos de trabalhadores que tiveram testagem negada no atendimento de triagem para Covid-19, mesmo apresentando sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Parte deles não foi considerada exposta à contaminação por desempenhar funções administrativas dentro dos hospitais. Por outro lado, profissionais da área da enfermagem também tiveram sua testagem negada pela instituição.

A ASERGHC considera que todos os profissionais estão expostos ao vírus, conhecido pelo seu alto potencial de contágio, pois circulam no ambiente hospitalar em uma fase de transmissão comunitária da doença.

A preparação do GHC poderia ser aprimorada, desde o início da crise, para viabilizar a coleta e testagem em um laboratório próprio para este fim, assim como fez o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Somos todos linha de frente, portanto a ASERGHC e sindicatos da saúde seguem na luta pelo direito à testagem rápida para todos os trabalhadores, inclusive os assintomáticos.

Confira os dados sobre a infecção entre os trabalhadores divulgados hoje pelo GHC aqui.