MANIFESTO PELA UNIDADE E MOBILIZAÇÃO

O seminário promovido pela ASERGHC, e sindicatos, realizou uma análise da conjuntura atual de retirada de direitos na esfera nacional e as consequências no Grupo Hospitalar Conceição. Com o objetivo de elaborar um projeto de hospital público, que preste um serviço com eficiência, de qualidade e excelência. A partir daí construir um plano de ação em unidade com todas as categorias representativas do grupo e agir frente a reforma trabalhista. A proposta é desenvolver uma luta para ampliar nossos direitos, assim como defender nossas conquistas.

O encontro diagnosticou que o projeto do governo Temer visa a privatização, a terceirização e a precarização das condições de trabalho do GHC. As categorias necessitam elaborar um projeto de gestão alternativo e profissional, com base a manutenção do GHC 100% público. Encaminhar a disputa política contra a terceirização e impedir a retirada de direitos históricos através das novas leis trabalhistas, como a redução do intervalo, parcelamento das férias, banco de horas e novas formas de contratação.

A unidade é possível, pois todos convivemos no mesmo ambiente de trabalho. Somos um único grupo hospitalar que congrega todas as categorias de trabalhadores da saúde. Vivemos e vivenciamos os mesmos problemas, desde as condições de trabalho, assédio, perseguições e falta de valorização.

As reivindicações podem e são comuns, como por exemplo: aumento do vale alimentação, um plano de cargos e salários que beneficiem o conjunto dos trabalhadores. A construção de uma pauta de reivindicações sairá de uma ampla e unitária assembleia geral convocada pelos sindicatos e a ASERGHC.

O projeto dos trabalhadores deve ser elaborado democraticamente, a partir dos locais de trabalho, e debatendo nos fóruns das entidades sindicais. O desafio é, concomitantemente, construir a proposta e convocar o conjunto das categorias para uma jornada de reuniões, plenárias e ações de luta para defender e ampliar nossos direitos.

Pretende-se realizar reuniões e plenárias no período de dezembro, janeiro e fevereiro, que culminará com uma Assembleia no início de março.

Porto Alegre, 11 de novembro de 2017.
Trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição
ASERGHC

DSC_0157

DSC_0144

DSC_0119

DSC_0130