TRT intervém na negociação e propõe reajuste pela inflação aos trabalhadores de hospitais
Após nova proposta insatisfatória apresentada pelo Sindihospa em reunião com sindicatos e associações de trabalhadores em hospitais de Porto Alegre, os mediadores da reunião de negociação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) sugeriram a concessão de reposição salarial no índice total da inflação medida pelo INPC, reivindicação que foi a base da luta da categoria desde o começo do ano.
O encontro foi acompanhado por centenas de trabalhadores dos hospitais Conceição, Clínicas, Cristo Redentor e Fêmina, que realizaram uma vigília em frente a sede do TRT ao longo de toda tarde desta sexta-feira (18). O vice-presidente do Tribunal, desembargador João Pedro Silvestrin, propôs uma fórmula de reajuste parcelado que reponha a inflação dos últimos 12 meses. Conforme a proposta, todas as categorias chegariam a um índice de 5% de aumento em novembro deste ano, e o percentual restante para atingir o INPC seria parcelado ao longo dos três meses que antecedem a data-base de cada categoria em 2017.
“A proposta ainda não é a ideal e vamos dialogar com a categoria para definir nossas ações daqui pra frente. Vamos intensificar nossa pressão sobre os patrões até conquistar um índice que seja efetivamente justo e digno”, sinalizou o presidente da Aserghc, Valmor Guedes, que participou da mediação. Os trabalhadores estão sendo convocados para assembleia geral na próxima terça-feira (22) às 14h no Hospital de Clínicas. Já sindicato patronal comprometeu-se a avaliar a proposta apresentada e dar uma reposta até as 12h do dia 28 de novembro.