Primeiro Seminário de Formação Sindical promovido pela Aserghc
O Primeiro Seminário de Formação Sindical realizado pela Aserghc debateu temas como o surgimento do movimento sindical, a história da luta de classes e a capacidade organizativa dos trabalhadores. O evento ocorreu no último sábado, dia 21.
O sociólogo Israel Dutra e Etevaldo Souza Teixeira, coordenador do movimento Podemos Mais Saúde, contribuíram com o debate com assuntos como a burocratização no movimento sindical, a luta dos trabalhadores e o movimento organizado.
Também houve espaço para discussão da situação nacional do país e os desafios para 2017. O vereador de Porto Alegre pelo PSOL, Roberto Robaina, participou da mesa e contribuiu na discussão sobre a situação política nacional, a necessidade de organizar a luta pelo SUS e os direitos dos trabalhadores. Jerônimo Menezes, da Intersindical, comentou sobre as implicações do pré-sal e as consequências das privatizações. Estava presente também o advogado Felipe Braun Ávila, da Paese Advogados, que falou sobre a consequente precarização a partir da PEC 241, os desafios para os avanços dos trabalhadores para o próximo ano e as questões envolvendo a aposentadoria especial.
Estiveram presentes também os diretores, representantes sindicais e associados da Aserghc. Além dos diretores do Sindisaúde-RS, que contribuíram na construção do seminário. Durante todo o espaço o público pode intervir e tirar suas dúvidas.
Ainda foram discutidas as ações e o calendário da Aserghc para o ano de 2017, que terá muitas lutas. Segundo Valmor Guedes, presidente da Aserghc, “o seminário representa a disposição da diretoria para mobilizar os trabalhadores no dia-a-dia”. Essa foi uma primeira atividade entre muitas que acontecerão nesta gestão que se inicia.