Gestão do GHC manipula vagas para o mestrado em avaliação e produção de tecnologias para o SUS
Inicia nesta semana o curso de Mestrado profissional em avaliação e produção de tecnologias para o SUS oferecido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Grupo Hospitalar Conceição. O objetivo que deveria ser capacitar profissionais da área da saúde e trabalhadores do SUS em políticas de saúde pública, independente da função profissional, está beneficiando os cargos de chefias dentro da instituição.
No edital de 2018, disponível no site do GHC, as 20 vagas abertas foram divididas entre 10 vagas para gestores e 10 vagas para trabalhadores. Na cláusula II do edital consta que as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 10 para profissionais em nível superior que ocupem funções de Direção, Gerência ou Coordenação e 10 para profissionais que ocupam cargos de formação em nível superior. Ou seja, o que define o acesso ao sistema é o cargo que o trabalhador ocupa e não o seu crescimento e avanço profissional dentro da instituição.
A situação é ainda pior, pois das 10 vagas disponíveis aos gestores apenas 7 inscrições foram efetuadas. Sendo assim, todos aqueles que se inscreveram automaticamente tiveram suas vagas garantidas, com médias baixas que vão de 5,0 pontos a máxima de 6.9 Enquanto isso, para a vaga dos trabalhadores que ocupam cargo superior houve mais de 20 inscritos para apenas 10 vagas, sendo a média mais baixa 6,9 pontos e a mais alta 8,8.
Além disso, não houve reserva de vagas para cotas raciais, sociais ou para Pessoas Com Deficiência (PCD). Já nos editais de 2015 e 2016, as vagas eram para trabalhadores da saúde em geral, independente de estarem vinculados ao GHC ou não.
Os pilares do GHC são a assistência, formação e a qualidade. No entanto, a gestão não dá meios aos trabalhadores se especializarem e buscarem capacitação. Somos contra as reservas de vagas para gestores, principalmente quando os mesmos não fazem parte do quadro profissional do Grupo e são indicações partidárias. Contra o uso da máquina pública para o benefício próprio ou partidário!