Aserghc promove debate sobre gênero e raça

Nesta sexta-feira (23), a Aserghc e o Coletivo Raça, Gênero e Diversidade promoveu a Roda de Conversa “Religiosidade, Racismo Institucional, Feminismo e Cotas Raciais”. O evento contou com a participação da Ana Capra, diretora do Sindisaúde-RS e coordenadora da pasta Raça, Gênero e Diversidade no sindicato, Denise Almada, Presidente do Conselho Municipal de Alvorada, Fernanda Xavier, membro da CEPPIR/GHC e Renata Rodrigues Lopes, jornalista editora da Revista Pretas e membro da CEPPIR/GHC.

Convidadas e participantes celebram o evento
Convidadas e participantes celebram o evento

A atividade ainda permitiu a troca de experiência entre as convidadas e os trabalhadores da UPA Zona Norte que também deram os seus depoimentos. O diretor da Pasta Raça, Gênero e Diversidade da Aserghc, José Antônio, mediou o evento e trouxe diferentes questionamentos sobre a importância da conscientização e da luta do povo negro. “Debates como esse servem para que os trabalhadores do GHC consigam se perceber como pertencentes dos locais de fala, seja nos espaços inter-religiosos da instituição, seja na CEPPIR, seja dentro do próprio coletivo da associação”, afirmou José Antonio.

Convidadas da Roda de Conversa e trabalhadores da UPA dialogando durante a atividade
Convidadas da Roda de Conversa e trabalhadores da UPA dialogando durante a atividade

O empoderamento da mulher e as questões do movimento sindical, com destaque para as trabalhadoras negras, também foram abordados da Roda de Conversa. Nos próximos meses o coletivo, em parceira com a Aserghc, trará diferentes debates para valorizar a diversidade e o respeito nos locais de trabalho.

As convidadas Fernanda Xavier, Renata Rodrigues Lopes e Ana Capra falando sobre o papel da mulher negra  no mercado de trabalho
As convidadas Fernanda Xavier, Renata Rodrigues Lopes e Ana Capra falando sobre o papel da mulher negra no mercado de trabalho

Fotos: Júlia Matos / Comunicação Aserghc