ASERGHC e sindicatos discutem o restabelecimento do remanejo para o noturno e propostas para o Banco de Horas com representantes do GHC

Em nova reunião de negociação na manhã de hoje (17), representantes sindicais e representantes da gestão do GHC discutiram a respeito da regulamentação do Banco de Horas e do Banco de Remanejo para o noturno (jornada de trabalho 12×36). Arlindo Ritter e Valmor Guedes representando a ASERGHC e o Sindisaúde-RS, além de representantes dos sindicatos Sergs, Sindifars, Sinditest-RS, Sindars, Sinttargs, Sinurgs e Sindaergs.

 

A associação e os sindicatos informaram a decisão dos trabalhadores em aceitar a proposta de manutenção do Vale Alimentação por dois anos, no valor de R$ 385,00.

Os sindicalistas levantaram a necessidade de discutir detalhadamente mudanças em determinadas regras do Banco de Horas, e se comprometeram a formalizar uma proposta de alterações com a síntese discutida entre a associação e os sindicatos da saúde. Na próxima terça-feira, dia 24, às 14h haverá reunião ampliada aberta aos trabalhadores no Salão Social da ASERGHC, para informar sobre o andamento das negociações e dialogar sobre sugestões tanto para reformular o Banco de Horas quanto para a mobilização em defesa do restabelecimento do Banco de Remanejo para o noturno.

Os representantes sindicais ainda trouxeram denúncias sobre o caráter unilateral e punitivista das advertências e Processos Administrativos Disciplinares (PADs) abertos contra trabalhadores, que só tomam conhecimento dos fatos ao final do processo, sem chance de defesa. A dificuldade dos trabalhadores do noturno em utilizar o banco de horas positivo e a ausência de autonomia para decidir quando será “pago” o banco de horas negativo também foi citada pelo diretor da associação Valmor Guedes.

Os representantes da diretoria do Grupo informaram sobre uma nova reunião com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) na próxima semana, ainda a confirmar. A pauta deve ser a proposta de restabelecimento do Banco de Remanejo para o noturno e avaliação dos pontos a serem alterados dentro da regulamentação do Banco de Horas. A próxima reunião da mesa de negociação no GHC ficou agendada para dia 8 de outubro.

Fotos: Nathália Bittencurt/Comunicação ASERGHC