Anunciadas primeiras medidas de segurança no HCR

A Direção do HCR anunciou na manhã de hoje três medidas para buscar maior segurança a funcionários e pacientes, depois dos episódios violentos verificados em frente ao Hospital Cristo Redentor, no último dia 22 de abril, quando quatro pessoas foram mortas. Em primeiro lugar, foi anunciada a unificação do horário de visitas para as áreas abertas (internação nos quartos). A partir de agora todas as visitas devem ocorrer entre 11h30min e 12h30min. Em segundo lugar, foi reduzido para dois o número de visitantes por pacientes. Foi anunciada também a alteração do local de atendimento do Serviço Arquivo Médico para a Portaria do Hospital a fim de evitar a circulação de pessoas nos corredores do hospital.

Outras medidas estão previstas para serem implementadas em 30 dias, como a instalação de catracas, com controle informatizado de entrada e saída; separação das entradas de acesso de funcionários e visitantes; criação de fluxo interno para denúncia de ameaças e agressões contra funcionários; colocação de um segurança por andar, nas áreas de internação; ampliação das câmeras de monitoramento e contratação de empresa terceirizada armada para segurança externa.
O Presidente da ASERGHC, Valmor Guedes, saudou as iniciativas da Direção como resultado da repercussão do movimento dos trabalhadores em um apelo que foi apoiado pela sociedade. Alertou, porém, que os servidores do grupo reivindicam a presença da Brigada Militar e não de segurança terceirizada e lamentou que, entre as medidas anunciadas, não figure a instalação de detectores de metais. “Esperamos que ao menos as medidas anunciadas sejam efetivamente implementadas, pois de promessas estamos fartos”, concluiu.