Todo apoio à greve dos municipários de Porto Alegre!
Os municipários de Porto Alegre iniciaram hoje sua greve para barrar os projetos de lei da prefeitura que visam prejudicar diretamente os direitos da categoria. Além do pacote de leis que está na Câmara Municipal, eles também reivindicam reposição salarial.
Para aplicar seu plano de corte de direitos e de investimentos na cidade, o prefeito Marchezan tem usado a desculpa do “colapso financeiro”, afirmando que não há dinheiro. No entanto, em 2017 e no primeiro quadrimestre deste ano, o balanço orçamentário da prefeitura mostra que o seu caixa está em superávit. Em outras palavras, significa que o prefeito teria dinheiro de sobra para pagar o 13º salário dos servidores e seguir quitando os salários deste ano, sem necessidade de empréstimos.
A gestão de Marchezan prefere seguir pagando juros de empréstimos quando tem dinheiro suficiente inclusive para repor o salário defasado dos municipários. Isso mostra que mais uma vez o governo local, assim como o estadual e federal, escolhe colocar a conta da crise financeira nas costas dos trabalhadores que sustentam o país.
Portanto, nós da área da saúde, demonstramos nossa solidariedade aos municipários grevistas. Todo apoio aos que defendem a qualidade do serviço público de Porto Alegre! Não aos PL’s de Marchezan!
Imagem: SIMPA