Aserghc leva reivindicações dos trabalhadores à gestão do GHC

Diante da crescente reivindicação dos trabalhadores do GHC, hoje levamos as principais demandas para os diretores da instituição, a fim de cobrar melhorias para os funcionários. Foi encaminhado um ofício com as demandas da Saúde do Trabalhador. Também foram debatidos o Assédio Moral no Ambiente de Trabalho, Folga Natalina, Plano de Cargos e Salários, Melhoria na Qualidade dos Alimentos, o Fim da Restrição de Refeições nos Refeitórios e o “Castigo”.

Representando a Aserghc estavam Valmor Guedes, Graziela Palmas, Roberto Carlos e Rudi Caldeira, também como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração. O Sindisaúde estava presente através do presidente Arlindo Ritter e o diretor Paulo Cláudio. Confira abaixo as demandas:

Saúde do Trabalhador
Foram reivindicadas coletas laboratoriais dentro da própria Saúde do Trabalhador. Além de mais especialistas em todas as áreas médicas (ginecologistas, psiquiatras, nutricionistas, entre outros). Entendemos que como política de saúde pública é essencial cuidar dos trabalhadores. A situação atual está insustentável, com inúmeras reclamações dos próprios trabalhadores do GHC.
Também foi levado à direção à necessidade de abonar as faltas dos funcionários, quando os mesmos apresentam comprovante de comparecimento em exames médicos externos e consultas.

Assédio Moral
Há relatos pertinentes de diversos trabalhadores sobre assédio moral. O problema é recorrente na coordenação de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Gestão de Higienização do Hospital Fêmina, Cristo Redentor, Hospital da Criança Conceição e na Coordenadoria de Pacientes Externo do HCR. Exigimos que a direção do GHC tome as devidas providências.

Folga Natalina
Devido ao corte unilateral das férias-prêmio e demais direitos do acordo interno, fomos à direção solicitar o retorno da Folga Natalina (Folga de Final de Ano). Esse era um antigo direito dos trabalhadores, no qual os funcionários podem solicitar uma folga entre os meses de dezembro e janeiro.

Plano de Cargos e Salários
Foi cobrada a implementação de Planos de Cargos e Salários. Também foi pautada a necessidade de um membro representante dos trabalhadores para a construção desta medida.

Melhorias na qualidade dos alimentos ofertados nos refeitórios
Sabemos que as qualidades dos alimentos estão aquém das refeições servidas nos anos anteriores. Precisamos de qualidade e variedade, além da revogação da portaria que limita o número de refeições diárias dos trabalhadores

Castigo
Pedimos também a revogação do “castigo” aos trabalhadores que apresentam atestado. O castigo proíbe os trabalhadores de realizar trocas de escalas, bancos de hora ou hora extra. Os funcionários adoecem pela sobrecarga ou acidentes de trabalho e são castigados se procuram assistência médica.

As pautas acima serão analisadas pela diretoria do GHC. Reforçamos a urgência das reivindicações e ficaremos de Olho Vivo para a resposta imediata.
#ASERGHCnaLUTA

41835700-6bf7-42e4-8003-9abbd15b0c9d

ScannerDucati_20171101_084650-1

ScannerDucati_20171101_084650-2