GHC anuncia que voltará a terceirizar a higienização dos hospitais
Após as medidas arbitrárias do governo Temer (PMDB) e da aprovação da terceirização no congresso, os trabalhadores vem sofrendo com os ataques e os desmanches nos direitos básicos já conquistados. No GHC, a precarização e o assédio moral são as principais causas de demissões.
Setores essenciais para o funcionamento dos hospitais estão sendo desmantelados, gerando sobrecarga e demissões em massa. Na Higienização, por exemplo, já foi anunciado que o setor será terceirizado, como medida para “solucionar o déficit de quadro”. Não podemos cair nessa falácia!
A gestão visa terceirizar o setor para economizar com serviços essenciais ao invés de cortar os gastos com cabides de empregos. O próprio Ministério da Saúde indicou a desterceirização da higienização, após denúncia e investigação sobre as causas da grande proliferação de uma superbactéria no Hospital Nossa Senhora da Conceição, facilitada pela limpeza precária. Até hoje a sindicância para apurar o rombo de mais de 8 milhões de reais no contrato entre empresa terceirizada e GHC não teve resultado divulgado.
A falta de profissionais higienizadores deve ser resolvida com a contratação de novos trabalhadores através de concurso público e investimento na qualidade de equipamentos para limpeza hospitalar. Precisamos nos unir e lutar contra o retrocesso. Privatizar a saúde pública não é a solução!