Associados aprovam novo estatuto da ASERGHC em assembleia

Em assembleia geral realizada na noite de quinta-feira (4), associados da ASERGHC aprovaram um estatuto reformulado para a entidade. Desde 2019 os conselheiros da associação vem discutindo propostas de modernização para o estatuto, também com o intuito de buscar formas de manter o vínculo com os trabalhadores que se aposentam.

Entre as principais mudanças, estão a criação das modalidades Sócio Especial e Sócio Solidário. Podem associar-se na categoria Especial os trabalhadores que têm contrato temporário com o GHC, e os que foram desligados ou pediram desligamento do Grupo e querem continuar aproveitando as vantagens da associação. Já os trabalhadores terceirizados, da Residência ou mesmo sem vínculo com o GHC, podem se associar na categoria solidário. Para votar e ser votado para qualquer cargo eletivo da ASERGHC, é necessário estar enquadrado nas categorias de sócios Fundadores, Efetivos e Aposentados.
Na nova versão oficial do estatuto, estão criadas as Diretorias de Promoção Cultural e a de Raça, Gênero e Diversidade. Atualmente, os coletivos Colegiado de Cultura e o Raça, Gênero e Diversidade já organizam atividades culturais e políticas de conscientização em parceria com a associação. A partir de agora, esse trabalho em construção tem sua importância reconhecida dentro da entidade.
Diante da pandemia, a dificuldade de realizar assembleias presenciais foi um ponto discutido com os associados. Com as sugestões recebidas durante a assembleia, foi reafirmada a importância do debate e deliberação presencial, no entanto, diante de situações de extrema adversidade, quando o encontro presencial é impossibilitado, foi incluída a possibilidade de realização de assembleia geral virtual.
O mandato da diretoria foi estendido de 2 anos para 3 anos. Outra mudança importante, sobre o período eleitoral, é a possibilidade dos trabalhadores se candidatarem para o Conselho Fiscal da associação em chapas.
Em breve o novo estatuto oficial estará disponível.