Conselheiro Ricardo Sarmanho pede informações sobre vacinação dos trabalhadores do GHC à gestão

Nesta segunda-feira (25), Ricardo Sarmanho, representante eleito dos trabalhadores no Conselho de Administração do GHC, pediu maior transparência da gestão sobre a organização da imunização dos trabalhadores, que fazem parte do grupo prioritário. A vacinação de profissionais da saúde em Porto Alegre já começou, no entanto ainda há muitas dúvidas sobre como se dará a distribuição das doses entre os diferentes setores da assistência.

Até hoje, o Grupo informou apenas que os primeiros setores a receber as doses serão a Emergência do HNSC, a Internação Covid do HNSC, a UTI Covid do HNSC, as Áreas Covid do Hospital Criança Conceição, e a UPA Moacyr Scliar.

A quantidade de vacinas recebidas pelo Grupo, os critérios para priorizar os trabalhadores e seus setores, e quantos profissionais já foram vacinados são informações solicitadas por Sarmanho. O conselheiro ainda sugere que as respostas estejam disponíveis no site do Grupo Hospitalar Conceição. A ASERGHC defende a imunização de todo o quadro de trabalhadores do GHC o mais breve possível, além da aceleração da compra de insumos e da produção de vacinas para a imunização em massa no país.

Desde o início da pandemia, vários setores já tiveram surtos de Covid-19. Na última semana, um surto entre médicos da emergência pediátrica do Hospital da Criança Conceição provocou o afastamento de muitos profissionais ao mesmo tempo, restringindo o atendimento aos usuários. Hoje, a Aserghc recebeu o relato de um surto na Sala de Recuperação de adultos do HNSC, com 18 profissionais positivados. A maior parte dos trabalhadores com Covid-19 na SR é técnico(a) de enfermagem.

Leia o ofício enviado pelo conselheiro:

Conselheiro Ricardo cobrou mais transparência no processo de imunização.